quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Leitura para bebês


JUSTIFICATIVA

Toda criança tem o direito de viver a infância como ela merece, ter o tempo, a oportunidade de estudar, brincar, conhecer as historinhas que o vovô e a vovó relata.
A literatua infantil é um dos melhores exemplos para o desenvovimento intelectual da criança, contribuindo para o desenvovilmento dos mesmo. as brincadeiras também têm um propósito, ajuda-la para sua formação social, a interação com o meio. Já o desenvolvimento da própria família é de fundamental importância, pois objetiva que a criança sinta-se acolhida, segura, protegida e perceba a importância que há de ter a família por perto como foi citado logo em cima a participação dos avôs. Logo , na lei 8.069,13/06/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente, onde no art. 53.- diz que :
   
" A criança e o adolescente tem direito a educação, visando o pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho[...]"

OBJETIVO

O projeto pedagógico tem como objetivo estimular a desenvoltura, a motricidade da criança propondo - a não só ao mundo das fantasia, mas ajudando, contribuindo-o para a formação da cidadania. Um dos melhores exemplos que temos na literatura infantil são as histórias de Monteiro Lobato, onde ele tabalha a literatura de uma forma clara, concisa fazendo com que a criança interaja, emocione- se com o desenrolar da história, dos fatos.

METODOLOGIA

Buscar interpretar histórias com crianças de uma determinada faixa etária, 0 a 3 anos fazendo interagir com os fatos. Em que devera ser observado a desenvoltura, o desenrolar e a intepretação do que ocorre na história.  

Essa aula mostra a importância de  começar desde de cedo o contato com a leitura.
Na sala de leitura, existe o encanto, o belo, o imaginário, a fantasia e o poder de sonhar. As crianças participam de situações de leitura de diferentes gêneros como contos, poemas, histórias, trava-línguas e outros. Observam e manuseiam materiais impressos como livros, revistas e histórias em quadrinhos. Com o objetivo de que elas tenha esse primeiro contato com a leitura.



Referência

Lei 8.069/90- estatuto da criança e do adolecentes. art. 53.
Fonte : http://youtu.be/KOv6_HetY7k

Nenhum comentário:

Postar um comentário